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Vidro no Móvel: A voz do povo é a voz de Deus?

Estamos aqui novamente para explorar esse espaço como um local de união entre dois setores importantes para a indústria mineira: o Vidreiro e o Moveleiro.  

Não é novidade o uso do vidro em diversos modelos de móveis, prática que já era encontrada mesmo que pontualmente, no século X. Fato comprovado é que, ao longo de todos esses anos o vidro vem ganhando espaço no mobiliário não somente como um componente, mas sim como um material protagonista ao lado da madeira e do metal, e que aliado ao Design, proporciona vantagens estratégicas e competitivas àqueles(as) que se encorajam a usar. Hoje vamos contar alguns cases de aplicações do vidro que, com esse sentido, foram e são sucesso de desempenho nas lojas.  


Comecei minha carreira como designer em 2012, quando fiz parte de um núcleo de design do SENAI CEDETEM, responsável por atender empresas mineiras com demandas de novos produtos. Lá tive a experiência em vários projetos, mas nenhum deles envolvia o vidro como material: sempre a madeira e o aço. Em 2014, fui convidado a coordenar o time de design de uma indústria de móveis em pleno crescimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e lá tive os primeiros contatos com os potenciais do vidro aplicado no mobiliário de alto padrão. Uma das nossas estratégias de design era manter 2 linhas de produtos. Uma mais acessível (que chamávamos linha Basic) e outra mais sofisticada (chamada Linha Style). E justamente para essa linha mais sofisticada, exploramos o vidro em vários projetos. Na ocasião, uma das maiores inovações propostas foi o uso do vidro impresso com textura de pedra, sendo uma alternativa inteligente para as texturas de mármore, muito presentes nas feiras internacionais daquela época. Um produto ícone que criamos foi a Mesa de centro Única, que já propunha em seu nome o posicionamento que veio para ocupar. Unindo tecnologia de usinagem em madeira e metal, a mesa possui tampo em vidro encaixado, com a impressão de mármore carrara ou marrom imperial, o que tornou a mesa extremamente cobiçada por várias lojas.  



Rapidamente fizemos a variação dela para outras cores laqueadas e metalizadas, criando combinações incríveis.  

Mas para mim, o maior exemplo da percepção sensorial que o vidro possui, veio dos próprios clientes anos mais tarde. Já em 2017, como designer parceiro de outras empresas, fui demandado por uma delas para a criação de uma mesa que pudesse ser fabricada com tampos de dimensões superiores a 3 metros, preferencialmente em madeira, mas com resistência que pudesse suportar tampos em mármore também. Nasceu aí a Mesa Munari,  que foi lançada e expostas em vitrines de diversas lojas em Minas Gerais e Brasília, com a versão em tampo laminado.

Para nossa surpresa, rapidamente fomos acionados pelas lojas interrogando se era possível produzi-la com tampo em vidro, pois praticamente todos os clientes que estavam orçando, não gostariam de madeira nem de pedra, alegando ser mais fácil para limpar, evitar manchas e ornar com o restante da decoração. Prontamente alteramos o projeto, incluindo a variação de vidro laqueado sobreposto ao tampo em madeira, e o resultado não nos deixa mentir. Até em 2024, já haviam sido produzidas cerca de 3 mil unidades dessa mesa, sendo 99% de todas elas, com tampo em vidro laqueado de alguma cor. Esse, para mim, é um grande exemplo de que a “a voz do povo é a voz de Deus”. Nós designers somos preparados para supor desejos, necessidades e oportunidades, a partir da ótica de públicos específicos, e quando é o próprio público que nos mostra de alguma maneira suas preferências, é porque aquilo já vem embarcado de uma série de experiências próprias, e culturas estabelecidas.  Cabe a nós sabermos interpretar e aplicar, para alcançar resultados inimagináveis! Estou certo de que ainda vamos evoluir muito nessa junção! 



Conheça o Autor da Coluna:



Luiz Campolina é Designer de Produtos e Mestre em Design e Educação

  Com uma carreira dedicada à indústria de móveis mineira, Campolina atualmente atua como designer de móveis e professor universitário em uma unidade especializada em marcenaria e design. Sua pesquisa de mestrado é focada em desvendar os desafios de atrair e ensinar o jovem contemporâneo, utilizando o Design como metodologia de ensino.

Como designer, Campolina possui uma carreira consolidada na indústria mineira, tendo lançado mais de 90 produtos diretamente ligados ao setor moveleiro, todos com excelente desempenho de vendas e reconhecimento em publicações.

 

Ele vê a madeira como uma matéria-prima renovável e perpétua, essencial na produção de mobiliário e artefatos que carregam valor e afeto para o ser humano.

Neste novo momento da Vida, Luiz lança o olhar de Designer para o mundo do vidro. 

 
 

SISTEMA INTEGRADO MINEIRO DO VIDRO PLANO - AMVID E SINVIDRO-MG

Av. Contorno, 4456 - Funcionários - Belo Horizonte - MG

 Contato@SIMVidro.com.br 31 3282-1085  - @SIMVidro

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